Início > Sem categoria > WiMAX sai na frente na briga pelo 4G

WiMAX sai na frente na briga pelo 4G

Depois da primeira inauguração das redes móveis 4G Long Term Evolution (LTE) em dezembro de 2009 pela operadora TeliaSonera, nas cidades de Estocolmo (Suécia) e Oslo (Noruega), mais lançamentos comerciais dessa tecnologia surgirão este ano. No entanto, a tecnologia WiMAX continua a ganhar mais espaço, destaca a empresa de pesquisas ABI Research.

A lista das empresas comprometidas com a tecnologia LTE inclui grandes operadoras como a Verizon Wireless, dos Estados Unidos, e a NTT DoCoMo, do Japão. Por enquanto, os serviços das companhias deverão limitar-se a serviços de dados, por causa de questões como padrões de voz, que ainda estão em desenvolvimento, e da compatibilidade dos aparelhos.

Mas, ao mesmo tempo que a LTE começa a entrar no mercado, o formato WiMAX continua ganhando espaço.

O analista da ABI Research, Bhavya Khanna, argumenta que “a LTE promete velocidades de dados maiores do que 50 Mbps, esse valor ainda não foi alcançado em testes da rede, enquanto o WiMAX já é um padrão testado”.

Algumas operadoras, incluindo a norte-americana Sprint, escolheram o WiMAX como base para a rede 4G. Segundo a ABI, existem 164 redes móveis WiMAX em operações de testes ou comerciais e apenas 100 redes LTE em fase de testes.

Além disso, o número de contratações de redes WiMAX registrados pela ABI Research foi 242, enquanto os de LTE chegaram a 38.

Fonte: Idgnow

Anúncios
Categorias:Sem categoria
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: