Início > Internet, Software Livre > Firefox 7 apresenta grandes avanços contra o alto consumo de memória

Firefox 7 apresenta grandes avanços contra o alto consumo de memória

Desde que adotou um sistema de versões mais rápidas do Firefox, a Mozilla vem trabalhando no desenvolvimento paralelo de várias delas. Em vez de esperar anos por uma nova versão, várias versões sairão a cada ano. O Firefox 5 é a versão atual, mas o trabalho nas 6 e 7 já está a todo vapor.

Na versão 6 (atualmente em beta) grande parte do desenvolvimento está dedicado às ferramentas para desenvolvedores, oferecendo melhorias significantes no Web Console. Agora ele tem um bom recurso de auto-completar e um melhor editor para inserir código Javascript. Do lado de recursos ele traz suporte a WebSockets e eventos server-sent. O WebSockets era para ter vindo com o Firefox 4, mas por alguns problemas com o protocolo isso foi adiado. Ainda assim, não está implementado em sua totalidade.

O Firefox 7 está em estágio bem inicial de desenvolvimento, apesar disso já mostra sua grande utilidade: menor consumo de memória. Quem usa ou usou Firefox nos últimos anos não tem como deixar de criticar isso: aos poucos o navegador foi ficando inchado, consumindo cada vez mais memória aparentemente sem motivo. Diversos problemas internos causaram isso, mas a correção não foi nada fácil.

Recentemente vários avanços foram conseguidos, onde o consumo de memória pode ser reduzido radicalmente com uma boa limpeza no código. Quem testou o Firefox 7 (canal Aurora) percebeu bem as diferenças, elogiando as mudanças para situações práticas. Afinal não adianta só bater o record em benchmarks: os usuários querem navegadores eficientes no dia-a-dia, que não os deixem esperando para carregar ou alternar entre as abas nem forneçam uma experiência de estar usaqndo um “computador antigo”.

O Firefox 6 (beta) o 7 (Aurora) podem ser pegos nesta página. Quem não quiser esperar pode ir usando eles assim mesmo. Embora não sejam recomendados para uso em produção, muita gente não tem problemas com versões betas hoje em dia.

Ah, e se tudo isso parece novidade, há ainda uma prévia do Firefox 8 no canal nightly, com mudanças internas mais radicais. Segundo alguns sites ele está cerca de 20% mais rápido do que o Firefox 5 em várias áreas: abertura, JavaScript, renderização 2D e 3D, etc. Apesar das críticas, parece que esse sistema tem feito muito bem para a Mozilla.

Anúncios
Categorias:Internet, Software Livre
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: